quinta-feira, 11 de março de 2010

Um pouquinho do que é a SEARA


A Associação Santarena de Estudos e Aproveitamento dos Recursos da Amazônia – SEARA, há 31 anos desenvolve um trabalho com crianças desnutridas na faixa etária de 1 a 5 anos , envolvendo suas famílias em todo o processo de atendimento.
Hoje, a SEARA atende 140 crianças desnutridas de I.º, II.º e IIIº graus, oriundas de 10 diferentes bairros da periferia da cidade. Todas as crianças ficam no Centro Educacional João-de-Barro – CEJB (unidade de atendimento da SEARA), em horário integral, de 8h às 16h, de segunda a sexta – feira. No Centro, elas recebem 2 refeições completas, 2 lanches reforçados; cuidados higiênicos e de saúde e participam de atividades educativas (socio-culturais e pedagógicas).
O atendimento a crianças nessa faixa etária e com subnutrição faz-se essencial em virtude que é na primeira infância que a criança desenvolve grande parte do potencial mental que terá quando adulto (TELLES UNICEF/BRZ/ZÉLIA) e esse desenvolvimento pode ser comprometido parcial ou totalmente em virtude da má nutrição que pode causar serias doenças.
Junto ao trabalho realizado com as crianças, promove atividades de formação com as suas famílias, que participam de cursos profissionalizantes, oficinas, palestras, feiras de artesanato e outros eventos, e contribuem com um dia/mês de serviço voluntário - auxiliando na higienização das turmas, na lavagem de roupas e louças que as crianças usam no decorrer do dia.
Além desse trabalho, a SEARA ainda desenvolve atividades com 60 crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 12 anos de segunda a sexta-feira no contraturno escolar, essas ações proporcionam a construção de valores, promovem a sociabilidade e desenvolvem a capacidade criativa, estimulando o potencial cognitivo, a motivação a uma atitude positiva frente ao conhecimento e a vontade de aprender sempre mais.
Realiza também um trabalho com 25 jovens em situação de risco social de 13 a 18 anos aos sábados. Os jovens participam de aulas de música, curso de pintura básica, bordado em ponto cruz, crochê e de oficinas de manicure, recreação entre outras atividades educativas (palestras sobre saúde e sexualidade, entre outras).
Para a sua manutenção, a SEARA conta com o apoio de algumas organizações governamentais e não-governamentais, e de pessoas da comunidade que contribuem de forma eventual ou permanente. As doações de um modo geral têm contribuído fundamentalmente para a continuidade do trabalho junto às crianças e suas famílias.
Acreditamos que todos somos responsáveis pela construção de uma vida melhor para todos. A SEARA durante esses anos se empenha na luta pela vida e tem conquistado muitos colaboradores que, com suas ações, somam esperanças e coragem, por isso agradecemos a todos as pessoas, entidades governamentais e não-governamentais e instituições da comunidade de Santarém pelas sementes lançadas no coração da SEARA.

Um comentário:

  1. Olá amigos e amigas da SEARA CRIANÇA, bom dia!
    Fico muito feliz em ver o uso de tão importante ferramenta para divulgação das necessidades e conquistas das crianças santarenas.
    Segue mátéria que publiquei em meu blog sobre a SEARA e a Multimistura.

    http://asdecon.blogspot.com/search?updated-max=2010-03-04T16%3A21%3A00-08%3A00&max-results=7

    Espero que tenham bons retornos e desejo muita boa sorte.

    ResponderExcluir